terça-feira, 22 de junho de 2010

SOBRE O DESIGN DE MODA E ESTILISMO


Estilista é aquele que dita a moda e cria colecções de roupas e acessórios, exercendo forte influência sobre a maneira como as pessoas se vestem. E ser estilista, não é apenas ser designer de moda, e sim criar um vestuário adequado a cada tipo de pessoa, conhecido como público alvo.


Além de criatividade, esse profissional precisa ter uma visão global do mundo, com conhecimentos de sociologia, modelagem, desenho e história de moda. É inegável que a moda actual ainda assimila tendências de outros tempos, mas os estilistas procuram cada vez mais encontrar uma linguagem actual e futurista, adequada ao mercado do futuro.

Nem só de desfiles e figurinos glamourosos vivem aqueles que trabalham com moda. A área administrativa também recruta profissionais capazes de lidar com produção, custos, controle de qualidade e vendas. Isso vem ocorrendo desde a década de 1950.

Com o advento da produção em massa, as roupas tradicionais, feitas à mão, foram substituídas pelos trajes de confecção industrial. Surgiu, então, o sector de negócios da moda, que vive hoje momentos de grande ebulição.

A especialização em moda é recente. O profissional de moda tanto pode seguir pelo variado mundo do design como optar pela área de negócios, que exige bons conhecimentos de marketing. No primeiro caso, as oportunidades concentram-se em sectores variados: desenho de moda, de estamparia e de acessórios; compras; vitrinismo e design de interiores de lojas; desenvolvimento; coordenação; produção e gestão de produtos da indústria têxtil e de pequenas confecções; estilismo; criação de figurinos para cinema,teatro e televisão; consultoria de moda; desenvolvimento de colecções têxteis e de vestuário; modelagem; pesquisa de novos materiais e organização de lançamentos de colecções.

Quem preferir tratar dos negócios da moda encontrará boas oportunidades de trabalho em confecções, fiações, malharias, tecelagens, calçado e acessórios, lojas de departamento, franquias, acessórias e consultorias de moda, produção artística e publicitária, importadoras e exportadoras do ramo têxtil, imprensa especializada, indústrias químicas, feiras e salões de moda.

O sector têxtil e de confecções é um dos grandes geradores de empregos em todo o mundo, atraindo profissionais especializados não só em estilismo, mas também em gestão e planeamento de produtos. Como ainda é uma carreira com especializações novas, falta pessoal qualificado. Portanto, as prespectivas de crescimento da oferta de vagas são promissoras.

Sem comentários: